No final de 1935, a Corporação tinha 135 associados.
A primeira Corporação de Bombeiros Voluntários surgiu a 17 de abril de 1911, com a designação “Bombeiros Voluntários Carvalhenses”. A implantação da República havia ocorrido poucos meses antes e a mesma revolução se verificava nos Carvalhos, seja a nível social, económico e cultural. Veio a tornar-se uma zona relevante no Concelho de Vila Nova de Gaia.
Manifestou-se necessário criar uma Instituição focada no melhor benefício das populações.
Talvez o nome seja para muitos uma autêntica novidade, mas o documento Cartão de Identidade de Bombeiro e o que na Monografia de Pedroso, obra ainda em manuscrito e da autoria desse insigne cidadão que foi José Domingues da Rocha Beleza se conta e citamos: “… No lugar dos Carvalhos, há uma Corporação de Bombeiros Voluntários, sob a designação de…BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DOS CARVALHOS
O primeiro passo fora dado e agora importava passar à prática, isto é, arranjar-se localização do primeiro quartel-sede, mas a que salvo melhor opinião tem sido mais citada, a seguinte:
A primeira sede dos Bombeiros foi uma casa da Rua do Padrão, pertença do Sr. Maneca Juca Beleza, que na ombreira de um portal tinha uma sineta fixada, e que, sempre que havia fogo, como se dizia naquele tempo, era tocada. Esta casa ficava da à casa da Sra. Maria Rita, em frente ao prédio do Prof. José Ramos, no local onde hoje está a ainda chamada Casa dos Barros Ferreira.
Nos baixos da referida casa e no seu interior, o material que havia era um carro de mão com altas rodas e em cujo estrado estava um outro com umas das bombas de pressão fixas, uma escada de ganchos e um tanque de lona que levava aproximadamente meia pipa de água.
Tudo isto era transportado à mão. Na frente do eixo iam duas pessoas a puxar, ajudadas pelo rapazio que agarrados a uma corda com muitos paus atravessados, lá conseguiam levar o carro até ao local do fogo.
O primeiro pronto-socorro foi inaugurado em 1911, o qual ficou conhecido como sendo “O Triunfante”, tendo a primeira prestação sido de 11.930$00.
A cerimónia de inauguração foi memorável. Decorreu no Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos de Pedroso e contou com a atribuição de medalhas e pétalas de flores foram lançadas aos convidados. Este foi um sonho concretizado graças a Manuel Rodrigues dos Santos Costa, Dr. Manuel de Oliveira Campos e Ibraim Pinto, aos quais os Bombeiros se encontram muito gratos.
No final de 1935, a Corporação tinha 135 associados.
Recorde connosco algumas curiosidades da nossa corporação
Servimos a comunidade com dedicação e coragem
(Quartel Operacional)
(Quartel Operacional)